Se você tem amigos ou familiares que perderam peso ou estão muito focados em sua saúde, é provável que você já tenha ouvido falar da dieta cetogênica.
Como dirão aqueles que adotaram a dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras, ela traz muitos benefícios para a saúde, especialmente quando se trata de perder quilos extras. Mas você sabia que, além de facilitar a manutenção da forma, também pode prevenir doenças graves?
De acordo com a HealthLine, mais de 20 estudos mostram que seguir a dieta cetogênica ajuda na perda de peso e pode até prevenir doenças significativas, como diabetes, câncer, epilepsia e mal de Alzheimer. Mas fica ainda melhor.
Profissionais de saúde, incluindo o Dr. Valter Longo, da Davis School of Gerontology, da University of Southern California, descobriram que dietas de baixa caloria podem retardar o crescimento do tumor e privar as células cancerígenas da glicose de que necessitam para a fermentação.

De acordo com o The International Journal of Preventative Medicine, os estudos “indicam que [a dieta cetogênica] teve um efeito inibitório no crescimento do tumor e 9 pesquisadores expressaram que [a dieta cetogênica] poderia aumentar o tempo de sobrevivência”.
![De acordo com o The International Journal of Preventative Medicine, estudos "indicam que [a dieta cetogênica] teve um efeito inibitório no crescimento do tumor e 9 pesquisadores expressaram que [a dieta cetogênica] poderia aumentar o tempo de sobrevivência".](https://d2r8r0qhs4bt8m.cloudfront.net/wp-content/uploads/2019/10/18173945/desktop-1523394190.png)
Pixabay
Então, o que exatamente essa dieta implica? Ele se concentra em alimentos com alto teor de gordura, proteína adequada e baixo teor de carboidratos, que colocam seu corpo em um estado metabólico conhecido como cetose, forçando-o a queimar gorduras em vez de carboidratos. A diretriz padrão é garantir que o que você come consiste em 75% de gordura, 20% de proteína e apenas 5% de carboidratos.

Pixabay
O Diet Doctor recomenda que você mantenha a ingestão de carboidratos abaixo de 50 gramas por dia, pois quanto menos carboidratos você ingerir, mais eficaz será a dieta. As refeições devem ser baseadas em carnes, peixes, ovos, manteiga e queijos, nozes e sementes, óleos saudáveis, abacates e vegetais com baixo teor de carboidratos. Café ou chá sem açúcar ou adoçantes é aceitável, assim como uma taça de vinho ocasional - mas a água deve ser o que você mais bebe.

Deve-se notar que a dieta por si só não pode curar doenças crônicas como câncer e diabetes, mas pode ajudar a preveni-las em certas circunstâncias. Como sempre, certifique-se de consultar o seu médico antes de fazer qualquer mudança importante no estilo de vida.
Comentários
Postar um comentário